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Módulo introdutório da Escola de Audiovisual do Centro Cultural Grande Bom Jardim, que propõe o encontro dos alunos com um profissional da cidade, estabelecendo um ambiente de partilha criativa a partir da obra desenvolvida pelo artista convidado. O módulo tem como objetivo apresentar a cena artística audiovisual para os alunos ao mesmo que os instiga a pensar processos criativos próprios a serem desenvolvidos ao longo do curso.
Módulo teórico de introdução à História do Cinema. O módulo tem como objetivo discutir questões históricas de construção de linguagem e de representação ao longo da história oficial do Cinema, refletindo sobre como essa história é contada. Para isso, serão assistidos filmes marcos da historiografia oficial e filmes que foram deixados à margem para que os alunos compreendam a contextualização da origem do cinema assim como as repercussões éticas e estéticas das obras audiovisuais na sociedade.
Módulo voltado para pensar como toda imagem carrega uma ideologia que a formula e precede e como as escolhas estéticas são definidoras de um discurso implicado de atuação política no corpo social. Serão discutidas essas escolhas e implicações dos elementos da linguagem audiovisual nas diferentes formas de expressão e pensadas as suas operações de poder.
Nesse módulo, será estudado o Cinema Brasileiro, dando continuidade aos estudos de História do Cinema, iniciados no Módulo 1. Primeiramente, estudaremos as origens do cinema no Brasil e seus ciclos regionais iniciais, chegando até o período dos grandes estúdios, como Vera Cruz e Atlântida, em que se ensaia uma indústria do cinema no país, passando pelos gêneros e temas básicos, como a Chanchada e os filmes de temática regional. Depois, passaremos pelo “pré-cinema novo”, quando se desenvolve um “realismo brasileiro”, nos anos 1950, chegando ao Cinema Novo em si, com seus temas sociais e repercussão internacional, analisando seus principais autores e filmes, suas soluções estéticas, temáticas e políticas. Na sequência, estudaremos o Cinema Marginal, ou “Udigrudi”, com seus filmes iconoclastas e linguagem ousada. Também veremos o período da Embrafilme, o cinema dos anos 1980 e o período da Retomada, a partir dos anos 1990, chegando ao cinema brasileiro contemporâneo, incluindo ainda estudos sobre o documentário brasileiro e sobre a videoarte. Além disso, estudaremos mais especificamente o cinema cearense, os cinema periféricos e o cinema indígena.
Neste módulo serão estudados os diferentes usos e convenções da linguagem audiovisual ao longo da história do cinema e suas formações de escolas e movimentos, organizados pelos sujeitos partícipes ou pela crítica e teoria cinematográficas. Serão estudadas diferentes formas de criação narrativa, diferentes usos e articulação de elementos na contação de histórias pelo audiovisual, perpassando suas consolidações hegemônicas e suas quebras pelas vanguardas artísticas.
Este módulo visa ao estudo das diferentes vias trilhadas pelo cinema contemporâneo, tendo como foco o cinema contemporâneo brasileiro. As disputas não só no campo da representação mas também no aspecto identitário dos profissionais envolvidos na realização audiovisual sempre estiveram de alguma forma presentes nas discussões sobre cinema, mas tem tido maior atenção na contemporaneidade. Elas contribuem e pedem uma construção de um outro projeto de cinema e visibilidade, promotor de uma restituição de dignidade, memória e diversidade da população brasileira, majoritariamente negra, periférica, plural em expressões de gênero e sexualidade. São discutidos diferentes aspectos estéticos das obras contemporâneas e suas articulações sociais, éticas e políticas.
O curso intenciona agir na ampliação dos níveis de entendimento acerca dos modos de filmar o corpo no audiovisual, na construção de espaços de alteridade no pensamento em torno dos registros de interpretação representação/interpretação/atuação, abrindo debates sobre o realismo no cinema e a invenção de possíveis que operam na desconstrução dos modelos normativos do comportamento civilizatório.
O módulo tenta alcançar as barreiras levantadas dentro do mundo colonial ocidental no que tange o campo da imagem. Como as imagens estão pré estabelecidas e como isso é a armadilha da essencialidade que o mundo ocidental criou a partir da lógica econômica escravocrata. Sabendo disso, as aulas terão textos como “Identidade Cultural e Diáspora” de Stuart Hall, aonde o filósofo Jamaicano busca lidar com a idéia de que a identidade cultural não é um processo fixo, e está em constante mudança dentro dos processos de descoberta do passado e de vida do futuro, rasurando a idéia de arcabouço estático de papéis a serem interpretados inquestionavelmente por determinados corpos não brancos. Assim teremos noção das expectativas maliciosas para esses corpos não hegemônicos, e aonde isso agência modelos de narrativas que infeccionam nossas próprias fabulações.
Módulo para discussão do cinema como campo de edificação de memórias e visibilidade para sujeitos das mais variadas identidades. O passado está em elaboração constante, e é tarefa importante para o reconhecimento dos povos e culturas que antecederam nossa formação individual e coletiva. Serão estudadas obras audiovisuais e autores que permeiem o campo da memória como ferramenta para construção de melhores futuros, além de discutir de maneira interdisciplinar com outros campos do conhecimento, como a filosofia, a história, a educação, a cultura e o pensamento decolonial.
O módulo será voltado para estudo da história e das estéticas do documentário, vinculando os aspectos éticos e políticos da representação dos sujeitos e temas no cinema. Serão discutidas as problemáticas da separação e as interseccções entre fi cção e documentário. O módulo terá como foco também o estudo do documentário no Brasil e suas transformações ao longo da história.
Módulo de elaboração de pensamento crítico sobre o papel da mídia e sua influência na cultura, na história, na auto-estima, na afetividade, na performance social e na distribuição de poderes. Abordará a dimensão política das escolhas estéticas dos produtos audiovisuais voltados para diferentes meios de comunicação, pensando seus usos hegemônicos e suas quebras ao longo da história até a contemporaneidade. Será também estudada a importância política, criativa, informativa e ficcional das das redes sociais.
Módulo introdutório de Fotografia focado na operação da câmera. Os alunos aprenderão todas as técnicas necessárias para manuseio da câmera e de seus acessórios a partir de exercícios que simulam diferentes situações em um set de filmagem. O módulo tem como objetivo dar conhecimento e segurança para que os alunos consigam compreender como uma câmera de vídeo opera e como as escolhas técnicas resultam em diferentes estéticas.
Módulo introdutório ao Som no Audiovisual focado em Captação de Som Direto. De forma imbricada, o módulo discutirá diferentes possibilidades de escritas sonoras em filmes, a partir da análise de alguns trabalhos, e abordará questões técnicas para uso cuidadoso e criativo do equipamento de captação de som. A prática de captação será experimentada através de diferentes dispositivos, que sensibilizarão os alunos para as possibilidades e desafios de diferentes intenções, situações e ambientes.
A disciplina engloba as etapas para a construção do desenho de produção de curtas de ficção, documentário e outros trabalhos em vídeo em diálogo com as artes visuais e outros campos das artes. São abordados os modos de produção desde os mais tradicionais até aqueles que se adequam à realidade dos projetos a serem desenvolvidos pela turma. A divisão por equipes, as funções dentro da equipe de produção, a relação com os outros departamentos numa produção cinematográfica, a abordagem junto aos espaços e locações de filmagem ou de apresentação das instalações etc. A organização na pré-produção a partir de um roteiro base para a análise técnica e a elaboração do orçamento, do plano de filmagem, o dia-a-dia no set e posteriormente a desprodução.
Este curso pretende tratar as noções básicas da direção de arte no cinema e audiovisual, trazendo a ideia da importância da direção de arte enquanto poder ético e estético de uma obra audiovisual. Trataremos das questões técnicas da área deste departamento com a apresentação de modelos de documentos importantes que norteiam o trabalho como projeto de arte, decupagem, listas de objetos, cronogramas de execução e prestação de contas. Além da parte técnica também faremos em sala de aula exercícios que norteiam como desenvolver um projeto de arte para uma obra audiovisual que tenha força estética e ética. A pergunta central da disciplina é; O que pode a direção de arte? A ideia é desenvolver um trabalho que inicie a formação não apenas de diretorxs de arte, mas também de realizadores que se importam com a forma, partindo do pressuposto de que ética e estética não estão desassociadas nunca.
Módulo prático de realização audiovisual onde os alunos irão experimentar a filmagem de cenas de ficção. A proposta é que gravem diferentes cenas com exercícios e propostas diferentes, mudando de equipe uma. Assim, os alunos colocarão em prática os conhecimentos adquiridos anteriormente e observarão as implicações narrativas das decisões sobre enquadramento, ângulo, plano, direção de atores e mise-en-scène.
Módulo de edição voltado o pensamento da Montagem no Cinema. Serão feitas análise de filmes em uma compreensão histórica e estética dos diferentes modos de montar, e observadas as consequências discursivas das escolhas específicas a cada obra.
Dividindo o trabalho da direção de fotografia em pré-produção, produção e pós-produção, faremos da forma mais detalhada possível o mapeamento de procedimentos e das possibilidades técnicas que temos a mão para planejar e criar a imagem de um filme. Vamos observar, destacar e refletir a respeito dos possíveis caminhos e opções desde a leitura do roteiro até a finalização do filme. sempre atento ao diálogo fundamental entre os vários departamento que fazem o filme e tendo como norte a criação de uma expressão única. Entendendo que os processos de produção de um filme são muito distintos e que nunca se repetem, vamos estudar os processos de filmagem a partir de dois pólos: de um lado filmes de baixo orçamento com equipes reduzidas. De outro lado filmes de maior orçamento com equipes maiores e grande elenco. A ideia dessa polarização é ampliar a gama de possibilidades para que encontremos entre os extremos nossos próprios caminhos.
A construção do pensamento sonoro da pré a pós produção. O som como elemento narrativo construindo e/ou alterando as características da cena.
Módulo de aprofundamento de edição com foco em finalização de imagem para cinema. O módulo conecta os conhecimentos de edição e de fotografia para os alunos conhecerem as ferramentas avançadas necessária para uma finalização de qualidade. Serão estudadas as etapas da pós produção e noções de renderização e masterização para diferentes meios no audiovisual.
Módulo de aprofundamento de produção focado na área de Produção Executiva. Os alunos aprenderão como analisar o orçamento de um projeto, compreendendo as necessidades específicas de cada ideia, a importância da distribuição do trabalho, além de aprenderem como buscar financiamentos para projetos próprios e/ou instrumentalizarem meios que já têm disponíveis. Durante o módulo também conhecerão diferentes formas de se organizar como em produtoras e coletivos.
Módulo prático de preparação de elenco onde serão apresentadas: introdução à história e do teatro e diferentes escolas de atuação; técnicas de trabalho com atores; e técnicas de produção de elenco. O módulo visa a o aprofundamento nas relações entre direção e elenco, mas também apresentação de posturas éticas no set e no momento de criação.
Módulo de aprofundamento de direção de arte focado nas técnicas de caracterização de personagem, passando pelo figurino, cabelo e maquiagem. O curso abordará técnicas de maquiagem de efeito, criação de guarda-roupa para o personagem e quadros de referência. Para tal, será feita também análise de obras via aspecto da caracterização das personagens, para pensar como este trabalho elabora as narrativas do filme em conjunto aos demais departamentos.
De caráter teórico-prático, o curso pretende familiarizar a turma com os conceitos, ferramentas, vocabulário e rotinas da pós produção de som no audiovisual. Para isso, será apresentado um breve histórico do som no cinema, noções de fundamentos do áudio digital, fluxo de trabalho de edição em DAW, foley, dublagem, mixagem (stereo) e entrega de material.
A oficina busca assinalar a tarefa da crítica como atitude e ação transversal à prática espectatorial. Isso quer dizer que, antes de ser uma função profissional específica, a crítica é, fundamentalmente, uma postura necessária aos nossos lugares de quem vê em conjunto um filme. Ela seria um trabalho de elaboração do pensamento a respeito daquilo que nos chega como processo de criação artística, em meio a todos os atravessamentos entre estética, ética, vida social e política. Ela é ainda indissociável de uma discussão a respeito da própria realização cinematográfica e das imagens e sons com as quais queremos habitar o mundo. Ao longo das aulas, vamos discutir essa ação como modo de conversa, fazendo a relação constante entre ver e produzir filmes, como atos conectados pela atitude da crítica. Nosso propósito é ainda debater o próprio lugar da escrita na elaboração da nossa experiência no mundo e ainda alargar o sentido de escrita, de modo a contemplar múltiplas formas de expressão para a produção de uma crítica.
A oficina de roteiro é direcionada a estudantes interessadas em técnicas de escrita de roteiro de ficção para cinema. O programa dedica atenção às etapas como a de desenvolvimento de cenas estruturantes do roteiro, a criação de personagens, a utilização de ferramentas de eixo e a sinopse argumentativa e serão compartilhadas nas aulas com o auxílio de exercícios práticos e análises fílmicas que, ao final, serão o ponto de partida das primeiras ideias para a narração de uma história no cinema.
O Ateliê de Realização propõe modos de reinventar o cinema a partir de dispositivos de criação que elaboram diversas formas de produzir um filme a partir do trabalho com os arquivos, imagem, som, palavra, gesto e corpo. Buscaremos trabalhar com pequenos exercícios de criação com arquivos pessoais já existentes e trazer uma discussão com o que pode ser possível construir um gesto prático e político das narrativas inventivas, buscando assim, outras temporalidades históricas, assim como outras formas de produzir sons e imagens com os diferentes equipamentos. Juntando experimentação em audiovisual, fotografias, sons, correspondência e etc, fazendo uma relação de aproximação a partir das narrativas audiovisuais e suas diversas conexões com outras linguagens; literatura, fotografia, artes-visuais, mídias móveis, arquivos pessoais (fotografias antigas e recentes dxs alunxs, cartas, objetos pessoais e etc). A memória do lugar e as narrativas de cada pessoa será o ponto de partida para construção de um pequeno exercícios-filmes que será realizado durante a oficina.
Módulo voltado para planejamento e realização de um filme documentário. Pretende-se construir junto com @s alun@s práticas do fazer cinematográfico a partir do cotidiano, sentimentos, aspirações e vivências da quebrada. A produção de documentário como forma de assinar embaixo os documentos da vida de cada um@ e suas questões íntimas, que na história do cinema brasileiro foram silenciadas por aqueles que sempre detiveram os meios de produção e acesso a circulação. A partir de material de arquivo, trabalhar narrativas de conexão com o passado que apontem para a ideia de um presente que reivindica e convoca um futuro mais justo.
Módulo voltado para criação de projetos pela turma que se dividirá em grupos, de modo que cada grupo desenvolverá um projeto, seja para sua realização nos ateliês de criação, para sua posterior execução ou para inscrição em editais e concursos. Os grupos serão instruídos e acompanhados no desenvolvimento das ideias de filme, instalação ou outro produto audiovisual, de modo a exercitarem a defesa de seus objetivos criativos, clara e consistentemente, incluindo explicitação da estética, planejamento e viabilidade de produção.
Noções de corte, movimento, ritmo e som na prática de edição e montagem. A edição enquanto construtora de sentidos no processo de uma obra audiovisual, colagem de elementos visuais e sonoros. A organização do material bruto, as ferramentas usadas em programas de edição e as maneiras práticas de aplicar esses conhecimentos.
A presente orientação tem como intuito: auxiliar os discentes no processo de desenvolvimento de projeto de conclusão do curso de audiovisual. Colaborando por meio de material bibliográfico, iconográfico e fílmico como exemplificação e norteadores de planejamento do projeto.